sábado, 17 de outubro de 2009

Avaí



Avaí vence o Goiás de virada por 2 a 1 e pula para o sétimo lugar na tabela

Time esmeraldino permanecem em quinto lugar, com 46 pontos, e pode ser ultrapassado pelo Flamengo neste domingo


Everton e Rafael travam boa disputa pela bola, mas Avaí leva a melhor na partida

Foi uma vitória com gosto especial a do Avaí sobre o Goiás, neste sábado, no estádio da Ressacada, em Florianópolis. A virada por 2 a 1, com gols de Léo Gago e Marquinhos - Leandro Euzébio abriu o placar para o Esmeraldino -, quebrou um jejum de quatro partidas sem vencer da equipe catarinense, que pula provisoriamente do 12º para o 7º lugar no Campeonato Brasileiro no início da 30ª rodada.

Com o triunfo, a equipe azulina vai para 43 pontos ganhos. O Esmeraldino, em declínio neste returno do Brasileirão, estaciona nos 46. Permanece em quinto lugar na tabela, mas pode ser ultrapassado pelo Flamengo, que enfrenta o Palmeiras no Palestra Itália.

Na próxima rodada, o Avaí receberá o Sport, domingo. No mesmo dia, o Goiás também atuará em casa, contra o Fluminense.

Confira a classificação do Campeonato Brasileiro

Sem vencer há quatro jogos, o Avaí do técnico Silas entrou em campo com desfalque de seus dois artilheiros: William, suspenso, e Muriqui, machucado. Leonardo e Assis ocuparam as suas vagas. Em compensação, o time contou com o retorno do meia Marquinhos e do lateral-esquerdo Eltinho. O Goiás não teve o zagueiro João Paulo, o volante Ramalho e o lateral Júlio César, suspensos; e Rafael Tolói e Douglas, na seleção sub-20

Gol em início ruim

O placar do primeiro tempo, de 1 a 0 para o Goiás foi injusto, principalmente pelo domínio do time da casa a partir dos 30 minutos. Mas o início da partida foi o espelho das equipes neste returno do Brasileirão: falta de criatividade no meio-campo, poucas chances criadas e muitos passes errados. A ponto de, aos 12 minutos, os times se alternarem nos chutões para o campo adversário. A forte marcação do Avaí impedia o Goiás de se aproximar da área, principalmente de tocar para o atacante Iarley, marcado individualmente pelo zagueiro Rafael.

Quando parecia que o gol demoraria a surgir na Ressacada, uma falha coletiva da zaga do Avaí num escanteio fez a alegria do Esmeraldino. Leandro Euzébio aproveitou-se do escorregão de Rafael, subiu mais que o restante da defesa e cabeceou para o gol. O goleiro Eduardo Martini não pulou, e Léo Gago, em cima da linha, não conseguiu cortar a bola, que foi para o fundo das redes: 1 a 0 Goiás, aos 15 minutos.

Era visível a falta que Williams e Muriqui faziam ao ataque do Avaí. O time, com hábito de puxar velozes contra-ataques, só conseguiu a primeira jogada de perigo aos 31, quando Leonardo avançou, mas não tocou para Assis, livre do lado, e resolveu bater, mas em cima de Harlei.

Pressão do Avaí

A jogada não deu em gol, mas acordou o time. Principalmente Marquinhos e Ferdinando, na armação. No minuto seguinte, Leonardo foi empurrado na área por Ernando, mas o árbitro Wilson Souza de Mendonça nada marcou.

O meio-campo azulino já dominava as ações. A pressão aumentou. E pelo corredor do lado esquerdo da defesa alviverde. Aos 36 minutos, Luís Ricardo, pela direita, livrou-se de Romerito e bateu cruzado, para grande defesa de Harlei. O goleiro do Goiás voltou a brilhar em seguida, duas vezes, em cabeçadas de Leonardo, salvando o Esmeraldino.

- Os jogadores de frente estão muito omissos do jogo. eles precisam ajudar na marcação, para que o Avaí não puxe o nosso time para trás - advertiu o técnico do Goiás, Hélio dos Anjos.

Virada na Ressacada

O pedido do técnico esmeraldino foi em vão. O Avaí iniciou o segundo tempo repetindo a pressão do fim da primeira etapa. Aos quatro minutos, Marquinhos soltou uma bomba que Harlei pôs a escanteio. O empate chegou logo, aos sete minutos, num golaço. Pouco importa se Léo Gago quis ou não cruzar a bola pela direita. O fato é que enganou Harlei na jogada e acabou encobrindo o goleiro alviverde.

Felipe e Iarley continuavam isolados no ataque do Goiás. Vítor e Romerito apoiavam mal nas alas, e Léo Lima sumia cada vez mais no meio-campo. No Avaí, Marquinhos dominava as ações e o contra-ataque passou a ser mais mortal. Ainda mais com Luís Ricardo mais à frente, como um atacante. Ele teve duas chances para ampliar o placar, mas demorou a concluir. Aos 15 minutos, no entanto, não deu outra. Leonardo partiu em velocidade pela esquerda e tocou na direita para Marquinhos, livre, bater sem defesa para Harlei: 2 a 1 Avaí, numa virada para enlouquecer a torcida do Leão.

Silas tirou Assis para pôr Medina. Pouco depois, Hélio dos Anjos trocou um zagueiro, Henrique, por Fernandão, na tentativa de melhorar o ataque. Iarley até se animou a fazer uma jogada típica, cortando o marcador pela direita, mas Ferdinando cortou o cruzamento e mandou a escanteio.

O Avaí teve outra substituição: saiu Leonardo, entrou Christian, Seus contra-ataques ofereciam menos perigo. O Goiás voltou a equilibrar a partida, mas criava poucas chances. Aos 39, Bruno Meneghel substituiu Felipe no Alviverde. No time catarinense, Eltinho foi trocado por Carlos Eduardo. Mas o resultado não mudou. Para felicidade da torcida catarinense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário